terça-feira, julho 07, 2009

Seminarios de encáustica, Fimo, Sculpey e seda

Hoje deixo-vos um recado não meu, mas de uma amiga minha.
Leiam, caso estejam interessadas e queiram mais informações, aqui vos deixo o endereço electrónico dela

irenepintofreitas@hotmail.com



Olá querida amiga


Conforme já lhe tinha dito quero voltar a dar aulas. Para já vou começar por aulas de encáustica, Tipo I e II, em seminários de 5 horas cada, que podem ser durante a semana ou ao fim de semana.Com o seminário tipo I já poderão realizar belas paisagens e fantásticos abstractos, mesmo sem terem qualquer aptidão para desenho.O ferrinho, a caneta e a máquina de calor que necessitam para trabalhar serão emprestados por mim para a aula.Terão apenas de adquirir os lápis de cera especial e o papel que quiserem gastar, que deverá rondar os 15 euros.As aulas seriam em minha casa em Árvore das 14.30 às 19.30 horas, mas se conseguirem um grupo de 6 pessoas posso deslocar-me ao Porto.A pessoa que organizar a reunião receberá uma oferta de material no valor comercial de 40 Ideias.Este será o preço do seminário tipo I.

Igualmente vou dar aulas de bijouteria em FIMO e SCULPEY (massas polímeras) com os mesmos horários.Aprenderão técnicas básicas de misturas de cores, canas simples, técnica de mokume-gane, imitação de pedras,aplicação de folhas metálicas, etc e no final levarão amostras de contas e uma pulseira ou outra peça que prefiram fazer.Os pacotinhos da massa a utilizar podem ser comprados nas lojas da especialidade ou podem ser fornecidos por mim com um preço inferior ao das lojas.Se consegui reunir 6 amigas a dona da casa não pagará o seu curso, cujo custo será de 35 Ideias.Eu levo um pequeno forno eléctrico para a cozedura das peças.

Também vou dar seminários de pintura em seda a maior parte destinados à pintura de seda para confecção de blusas, túnicas, vestidos, saídas de praia, bem como para a decoração da casa.

Seminário A - Técnicas de Shibori - Através de dobragens específicas obtemos desenhos regulares.Usamos tintas de fixação a vapor que serão fixadas no microondas ou em panela com tingimento.

Seminário B - Técnicas de BATIK - Usaremos parafinas derretidas para criar desenhos ou padrões com pinturas e "caches" sucessivas para se obter os tradicionais efeitos de batik.Aprenderão a trabalhar com tjantings.Para tirar o máximo de rendimento do tempo, trabalharemos com quadrados de seda ou se optarem tentaremos reunir num unico lenço de 90x90 cm o maior número de técnicas.

Seminário C - Técnicas sem bastidor - Destina-se sobretudo a principiantes, são técnicas super simples e com resultados fantásticos e que podem ser aplicadas para imensos fins, roupa, écharpes, decoração,etc.Técnica das flores grandes, do girassol, do mármore.Estas aulas podem ser igualmente frequentadas por jovens a partir dos 12 anos (50%desconto para filhos quando acompanham a mãe).

SEMINÁRIO c - Técnicas de espessante - Técnica da bolha, pintura directa, estampagem, escorridos,vegetais, etc, etc.Um só seminário não chega para cobrir todas as técnicas existentes.Destina-se a pessoas já com algum conhecimento e é necessário o uso de bastidor.


CURSO COMPLETO DE PINTURA EM SEDA

A partir de Setembro no meu atelier em Árvore com a possibilidade de 1 ou 2 aulas semanais, curso completo abrangendo todas as técnicas tradicionais e modernas de pintura em seda, tingimentos, batik, etc. A duração do curso será de cerca de 3 meses ou um pouco mais (para 1 aula por semana de 4 horas)dependendo do tipo e tamanho das peças que pretendam executar.Custo mensal 75 Ideias. Este é exactamente o mesmo preço que as minhas primeiras alunas pagaram há mais 15 anos atrás, mantenho-o pela célebre crise...


Quem estiver pois interessada tem o contacto da minha amiga logo no inicio da postagem ou entao tambem podem chegar a ela através de mim.

Fiquem bem e tenham uma boa semana

Sem comentários: